Cursos Livres 2022.2

Os Cursos Livres são uma atividade de extensão do Instituto Humanitas de Estudos Integrados, com programação regular desde 2019. O histórico de Cursos Livres pode ser visualizado no Portal web do Instituto.

As inscrições, para os alunos da UFRN, são feitas exclusivamente via SIGAA, tendo caráter de atividade de extensão. Para o público em geral interessado, os Cursos Livres são gratuitos e abertos.

Neste semestre, 2022.2, teremos Cursos Livres tanto presenciais, que ocorrerão no Auditório Sônia Campos Ferreira (Biblioteca Central Zila Mamede), como virtuais, que ocorrerão no YouTube do Instituto Humanitas da UFRN. A seguir, apresentamos os dados de cada curso livre e os resumos das propostas.

O Curso Livre “Aspectos gerais da educação ao longo da história da filosofia” terá como conferencista o Prof. Dr. Rafael Lucas de Lima, da Universidade de Pernambuco (UPE), e será realizado presencialmente no Auditório Sônia Campos Ferreira (Biblioteca Central Zila Mamede), às 16h do dia 02 de setembro de 2022.

Resumo: O objetivo deste curso é abordar alguns aspectos gerais da filosofia da educação encontrados em cada um dos quatro períodos da história da filosofia ocidental: antigo, medieval, moderno e contemporâneo. Faremos isso debruçando-nos sobre excertos de obras de filósofos que são reconhecidos expoentes da filosofia da educação; cotejando nossas próprias interpretações dessas obras com aquelas de outros estudiosos das mesmas, e relacionando esses saberes ao mundo contemporâneo, à vida cotidiana e à prática pedagógica.

O Curso Livre “Literatura, Pensamento Social e Autobiografia: explorando fronteiras na produção do conhecimento sociológico” terá como conferencista a Profa. Dra. Eliane Veras Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e será realizado virtualmente no dia 07 de outubro de 2022, às 16h, no YouTube do Instituto Humanitas da UFRN.

Resumo: Nesta intervenção pretendo compartilhar e analisar possibilidades didáticas, metodológicas e epistemológicas do uso efetivo, e não apenas ornamental, da literatura na reflexão sociológica. Trata-se de problematizar alcances e limites de uma experiência didática que parte da literatura para se chegar ao pensamento social ao tempo em que aciona a autobiografia como ferramenta central de produção de conhecimento sociológico.

O Curso Livre “Por que a técnica é um problema filosófico?” terá como conferencista a Profa. Dra. Ângela Luzia Miranda, do Instituto Humanitas de Estudos Integrados da UFRN, e será realizado presencialmente no Auditório Sônia Campos Ferreira (Biblioteca Central Zila Mamede), às 16h do dia 04 de novembro de 2022.

Resumo: O que significa a técnica na modernidade? Que lugar ela ocupa em nossas vidas? Será a técnica uma questão meramente técnica? A pergunta pela técnica, portanto, será o objeto da reflexão nessa conferência e será permeada pela leitura heideggeriana e jonasiana, que, longe de apontar para uma resposta meramente instrumental ou antropológica, pretende investigar o seu caráter filosófico e, sobretudo, metafísico do tempo presente.

Finalizando os Cursos Livres 2022.2 do IH/UFRN, teremos o Curso Livre “Existe um autoritarismo brasileiro?”, com o Prof. Dr. Roberto Dutra (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e o Prof. Dr. Marcos Abraão Ribeiro (Instituto Federal Fluminense), que ocorrerá virtualmente no dia 02 de dezembro de 2022, às 9h, no YouTube do IH//UFRN.

Resumo: O curso livre será um espaço para exposição e debate do artigo “Existe um autoritarismo brasileiro? Uma interpretação alternativa à tese da singularidade política nacional”, publicado na Revista Brasileira de Sociologia em 2021. Segundo os próprios autores, o artigo tem como objetivo oferecer uma interpretação alternativa à tese do autoritarismo brasileiro. Para tanto, apresentamos uma crítica de três obstáculos epistemológicos centrais à noção de singularidade política brasileira: nacionalismo metodológico, idealização da modernidade política e teleologia. Em seguida, oferecemos uma interpretação alternativa para o autoritarismo como fenômeno constitutivo da modernidade política global. Nesse sentido, mobilizamos a teoria social sistêmica e esboçamos um diálogo com uma abordagem da ciência política brasileira que também busca romper com estes obstáculos epistemológicos. Argumentamos que as variações do autoritarismo ao longo da história brasileira não são resultantes da singularidade política nacional, mas sim variantes distintas do autoritarismo moderno.