Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, curso de graduação a ser ofertado pelo Instituto Humanitas de Estudos Integrados. O curso iniciará no semestre letivo 2021.1 (previsto para começar em junho 2021, por causa da pandemia da Covid-19), com a abertura de 50 vagas para ingresso de estudantes pelo SISU.

O curso tem duração prevista de 3 anos, com um currículo flexível, com disciplinas sem pré-requisitos e sem retenção por eventuais perdas (reprovações ou outras ocorrências). O curso prevê rotas de integração com cursos de pós-graduação durante a formação do estudante e ainda treinamentos práticos em laboratório de criação de projetos e atividades de extensão.

O curso busca reunir os legados humanísticos e científicos para a formação de profissionais com a expertise do cientista na área de humanas, com a capacitação para análises da realidade social atual e análises prospectivas de cenários sociais e com habilidades que o farão um agente de conduções de equipes multidisciplinares em organismos públicos, empresas, movimentos sociais, ONGs.

A matriz curricular tem por base uma visão ética humanista, voltada a fomentar o senso de justiça, a solidariedade, a democracia e modelos de desenvolvimento social que sejam inclusivos e não destrutivos da vida humana e dos ecossistemas naturais. O curso nasce atento ao momento histórico-social mundial que demanda profissionais com uma visão de conjunto dos problemas nas dimensões social, cultural, política e ético-moral.

O perfil previsto para o Bacharel em Humanidades comporta uma formação interdisciplinar, uma visão atualizada do mundo globalizado, capacitação em análise prospectiva (pesquisas longitudinais para antecipação de cenários sociais), habilitação para análise e respostas aos problemas sociais contemporâneos, formação teórica e prática, treino em criação de projetos e atuações sociais comunitárias.

São múltiplos os campos de atuação/emprego do Bacharel em Humanidades: universidades (como professores ou técnicos administrativos), empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, consultorias, assessorias, entre outros.