Sobre as pesquisas
As atividades de pesquisa do Instituto Humanitas serão desenvolvidas pelos seus grupos de pesquisa integrados em laboratórios de pesquisa e extensão. Os laboratórios serão importantes espaços de integração de pesquisas e pesquisadores, reuniões de trabalho, desenvolvimento de projetos, tornando-se os ambientes próprios do cotidiano das ações do IH. Funcionarão em simultânea articulação com os programas de pós-graduação e cursos de graduação (futuros e atuais) nos quais estarão atuando os pesquisadores-professores, os pesquisadores voluntários e os pesquisadores colaboradores.
De modo geral, as atividades dos laboratórios serão orientadas por dois princípios: Um princípio epistemológico – conceitos, categorias ou noções serão concebidos como operadores cognitivos, sendo ainda ferramentas produtoras de sentidos para os estudos dos fenômenos investigados, bem como para as ações deles decorrentes. Serve aqui a metáfora dos óculos (em Marcel Proust) para se pensar o uso adequado dos conceitos, isto é, podem eles servirem para alguns e para algumas circunstâncias, porém, não para todos os pesquisadores e todas as circunstâncias, devendo ser submetidos a constantes revisões críticas e ao debate interno no IH e com a sociedade.
Igualmente, um princípio prático: os laboratórios serão o espaço da construção de pesquisas e projetos de intervenção nos âmbitos específicos de suas atuações. Nessa dimensão, evidencia-se o caráter de atelier ou de oficina dos laboratórios, como espaço de fabricação de ideias e de artefatos práticos para apropriação e intervenção social.,
Extensão universitária
A extensão universitária, como um processo educativo, cultural e científico, é indissociável das atividades de ensino e de pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.
Partindo desse princípio, o Instituto Humanitas traz em seu escopo uma série de propostas para a realização de atividades de extensão, com o objetivo de atender a toda sociedade. Entre outras atividades, o IH pretende ofertar semestralmente Cursos Livres abertos ao público em geral, com o objetivo de realizar a apresentação e discussão de amplas temáticas de interesse acadêmico, social e cultural.
Produção Intelectual dos Docentes

Alipio De Sousa Filho

Anne Christine Damásio

Andressa Lídicy Morais Lima Freitas

Alexsandro Galeno Araújo Dantas

Ângela Luzia Miranda

Douglas Araújo

João Bosco Araújo da Costa

Lucas Trindade da Silva

Orivaldo Pimentel Lopes Junior
Produções dos Docentes-pesquisadores Associados

Carlos Eduardo Freitas (DCS/UFRN)

Daniel Gonçalves de Menezes (DCS/UFRN)

Lucas Fortunato R. Medeiros (DCS/UFRN)
Minuto Sustentável
Programa do Instituto Humanitas da UFRN em parceria com a Rádio Universitária FM 88,9 Natal e a Superintendência de comunicações

Parcerias
O Instituto Humanitas mantém colaboração e intercâmbio com outros institutos e centros de pesquisa e ensino situados no Brasil e no Exterior, entre os quais, o Centro de Estudos Sociais (Portugal), Centre d’Étude sur l’Actuel et le Quotidien (CEAQ), Paris V-Sorbonne, Universidad Catolica del Maule (Chile) e Universidade do Minho (Braga – Portugal).