Cursos Livres 2023.1

Os Cursos Livres são uma atividade de extensão do Instituto Humanitas de Estudos Integrados com programação regular desde 2019. O histórico de Cursos Livres pode ser visualizado no Portal web do Instituto.

As inscrições, para os alunos da UFRN, são feitas exclusivamente via SIGAA, tendo caráter de atividade de extensão. Para o público em geral interessado, os Cursos Livres são gratuitos e abertos.

Neste semestre 2023.1, os Cursos Livres têm como tema “Sobre o autoritarismo contemporâneo”. Agregando pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, apresentaremos e debateremos múltiplas perspectivas sobre o fenômeno do autoritarismo na contemporaneidade, tanto de uma perspectiva global como focando no caso brasileiro, a partir de pesquisas tanto teóricas como empíricas. A seguir, apresentamos informações detalhadas sobre cada curso livre.

O Curso Livre “O corpo noturno das democracias” terá como palestrantes os docentes-pesquisadores Dr. Ricardo Regatieri (UFBA) e Dra. Patrícia Santos (UFPA) e será realizado virtualmente no dia 31 de março de 2023, às 16h, no link abaixo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

“O corpo noturno das democracias” é baseado em artigo de mesmo título, publicado na revista Civitas em 2022.

Resumo do artigo: Este artigo dialoga com o debate contemporâneo sobre desdemocratização e autoritarismo argumentando que esses fenômenos não podem ser compreendidos de forma adequada sem que discutam as raízes da democracia moderna assentadas no capitalismo colonial. Na primeira metade do século vinte, algumas vozes no âmbito da teoria social chamaram a atenção para as possibilidades de regressão inscritas na civilização ocidental. A despeito disso, no pós-guerra prevaleceu um tom otimista em relação à democracia, à democratização e à consolidação democrática. Foi apenas mais recentemente que discussões sobre tendências regressivas voltaram a estar na ordem do dia. Ainda que consideremos que essas análises têm contribuído para lançar luz sobre tais tendências, argumentamos que elas não levam em conta que o lado luminoso da democracia, exibido com orgulho nos países centrais, foi conquistado ao preço de um lado oculto, que agora retorna e assombra o mundo.

Link para acessar o artigo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/41851

O Curso Livre “Novas direitas, antifeminismo e neoconservadorismo” terá como conferencista Camila Galetti (doutoranda do PPG em Sociologia da UnB) e será realizado virtualmente no dia 26 de abril de 2023, às 16h, no YouTube do Instituto Humanitas da UFRN.

Resumo: A ascensão de governos ultraconservadores é uma realidade a nível global e, esse panorama, se evidenciou nos Estados Unidos, na Europa e América Latina, onde foi vivenciada a tomada de poder pela extrema-direita que se apresenta principalmente com bandeiras xenófobas, de recusa às identidades de gênero e temerosas a um avanço dos movimentos sociais progressistas. Em um contexto de fortificação de tais governos, cujos pilares de sustentação encontram-se na moralidade, na antidemocracia, nos desmontes da solidariedade social e orientam-se por lógicas neofascistas, neoconservadoras, racistas e masculinistas, a discussão de agentes políticas que negam as lutas travadas por movimentos feministas na contemporaneidade, bem como, a ascensão destas no parlamento será a tônica desse minicurso. Onde será analisado o recrudescimento neoconservador no Brasil a partir do antifeminismo.

O Curso Livre “Protesto, propriedade e autoritarismo: dos secundaristas (2015-16) aos patriotas (2022-23)” terá como conferencistas os docentes-pesquisadores Dra. Bianca Tavolari (Insper e Cebrap) e Dr. Jonas Medeiros (Cebrap) e será realizado virtualmente no dia 24 de maio de 2023, às 15h30, no YouTube do IH.

Resumo: Serão comparadas duas campanhas de ação coletiva: as ocupações secundaristas no estado de São Paulo (2015-16) e a contestação golpista do resultado da eleição presidencial (2022-23). Em ambas foram mobilizados repertórios disruptivos, mas o tratamento pelo Estado foi diferenciado. Nos dois casos, um mesmo antagonista: Alexandre de Moraes, primeiro secretário de segurança e depois ministro do STF. Como o contraste entre estas campanhas permite refletir sobre os caminhos do autoritarismo no Brasil? Como ações diretas se transformam em desobediência civil e qual é o seu lugar na democracia? Como funciona a seletividade da repressão policial com relação ao dano à propriedade por motivação política dependendo se o ator social é identificado como de esquerda ou de extrema direita? Esta conferência buscará responder a estas perguntas com base em pesquisas empíricas críticas e interdisciplinares.

Finalizando os Cursos Livres “Sobre o autoritarismo contemporâneo” (semestre 2023.1), teremos o Curso Livre “A vida emocional do autoritarismo contemporâneo”, com o docente-pesquisador Dr. Alyson Freire (IFRN), que ocorrerá de forma híbrida no dia 30 de junho de 2023, às 16h, no Auditório Sônia Campos Ferreira (BCZM) e no YouTube do IH//UFRN.