Cursos Livres 2021.2 do Instituto Humanitas

Os Cursos Livres são uma atividade de extensão do Instituto Humanitas de Estudos Integrados, com programação regular desde 2019. O histórico de Cursos Livres pode ser visualizado no Portal web do Instituto.

Neste semestre 2021.2, o primeiro Curso Livre “Bolsonaro e a teologia brasileira do poder autoritário”, será proferido pelo professor Fabio Py, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense e Doutor em Teologia pela PUC-Rio. No Curso Livre, Fabio Py discutirá as conexões entre as grandes corporações cristãs (evangélicas e católicas) com o governo cerceador de Bolsonaro e seu compromisso com o ultraliberalismo. O curso livre acontecerá no dia 29 de outubro, às 19h.

O segundo Curso Livre “O retorno da santa aliança e as políticas de identidade nacional-religiosa”, ocorrerá no dia 26 de novembro, às 15h, e será proferido em espanhol pelo professor da Universidade de Pádua Enzo Pace. O curso livre visa a) examinar a relação entre religião e política tal como se apresenta de um ponto de vista fenomenológico, comparando vários contextos culturais e religiosos ao redor do globo, e b) propor uma perspectiva de leitura do retorno da santa aliança.

Ambos os cursos livres – com os professores Fabio Py e Enzo Pace – serão promovidos numa parceria entre o Instituto Humanitas e o Grupo de Pesquisa Mythos-Logos, coordenado pelo professor Orivaldo Lopes Jr., que mediará as duas conferências.

Como último curso livre do ano de 2021, que será realizado no dia 16 de dezembro, às 16h, receberemos Amanda Pacífico, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN. Amanda discutirá o seu livro recém-lançado, “Giorgio Agamben: a condição da vida humana no estado de exceção”, que também dá título ao curso livre. A mediação será realizada pelo professor Alipio de Sousa Filho, professor e diretor do Instituto Humanitas de Estudos Integrados.